O que é o equass Assurence? O EQUASS – European Quality in Social Services, é uma iniciativa da EPR Plataforma Europeia de Reabilitação que desenvolve serviços na área da certificação da qualidade e que tem como objetivo melhorar o sector dos serviços sociais, através do envolvimento das organizações com a qualidade , a melhoria continua, a aprendizagem e desenvolvimento, a fim de garantir a qualidade dos serviços aos utentes em toda a europa. Pretende contribuir para a criação de um mercado europeu e para a modernização dos serviços sociais de interesse geral, no qual os prestadores de serviços tenham a possibilidade de se diferenciarem, utilizando a qualidade dos seus serviços como uma vantagem competitiva. Em Portugal, a representação do EQUASS é assegurada pela APQ – Associação Portuguesa para a Qualidade, que tem como atribuições divulgar o sistema em Portugal, prestar informações aos interessados e gerir as candidaturas ao nível Assurance. |
Princípios Orientadores do Equass Assurence SCMSC
A organização, tendo em conta o referencial de certificação da Qualidade Equass Assurence, regula a sua intervenção com base nos seguintes princípios:
A Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém procura evidenciar uma boa gestão, liderança e responsabilidade social corporativa, em consonância com a missão, visão e valores definidos, promovendo a justiça social e a inclusão dos utentes.
A Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém reconhece o envolvimento dos seus colaboradores no planeamento e avaliação dos serviços, criando um ambiente de mudança, flexibilidade, melhoria contínua e empowerment, fomentando a criação de grupos de trabalho promotores de atividades destinadas ao bem-estar e saúde dos colaboradores, para que estes se sintam respeitados, envolvidos, ouvidos, valorizados e bem liderados por aqueles para quem e com quem trabalham.
A Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém está empenhada em proteger, promover e respeitar os direitos dos seus utentes/clientes no que se refere a igualdade de oportunidades, igualdade de tratamento e liberdade de escolha, autodeterminação e igualdade de participação.
4- ÉTICA
A Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém trabalha tendo como princípios orientações éticas, que respeitam a dignidade e o bem-estar de colaboradores, utentes/clientes, famílias e cuidadores. Baseia a sua prestação de serviços em valores como a confiança, confidencialidade e honestidade. Também se promove a proteção dos utentes/clientes contra abusos e má conduta.
5- Parcerias
A Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém desenvolve a sua prestação de serviços em cooperação com as diversas partes interessadas, de modo a dar cumprimento à sua missão e visão. Os parceiros complementam a prestação de cuidados com serviços de apoio abrangentes e centrados nas necessidades do utente/cliente, contribuindo para a sua integração e inclusão na sociedade.
6 - Participação
A Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém tem a preocupação de promover a participação e a inclusão ativa dos seus utentes/clientes, bem como a sua representação no funcionamento quotidiano da instituição e envolvimento na comunidade. Por outro lado, promove e apoia ações de empowerment e advocacia, promovendo uma maior igualdade de oportunidades, participação e inclusão das pessoas servidas.
7- Abordagem Centrada na Pessoa
A prestação de serviços da Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém é desenvolvida tendo por base as necessidades, expectativas e capacidades dos utentes/clientes. Centram-se no ambiente físico e social e visam melhorar a qualidade de vida das pessoas servidas, respeitando o seu contributo pessoa e envolvimento no planeamento, prestação e avaliação dos serviços.
8- Abrangência
A Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém garante que os utentes/clientes tem acesso a um continum de serviços centrados em si, prestados de uma forma coordenada por uma equipa multidisciplinar com trabalho de parceria.
9- Orientação para os Resultados
A Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém procura atingir os seus objetivos em benefício das pessoas servidas e partes interessadas, demonstrando resultados alinhados com a sua missão e uma prestação de serviços assente em processos de melhoria contínua e princípios de transparência e responsabilização.
10- Melhoria Contínua
A Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém está empenhada na aprendizagem e melhoria contínua dos serviços e dos resultados, sendo proactiva para ir ao encontro das necessidades futuras dos seus clientes, colaboradores, partes interessadas e financiadores. A instituição deu início a práticas comparativas de desempenho de serviços (ações de benchmarking) e melhoria contínua.
A Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém iniciou o seu processo de implementação de certificação da qualidade em 2011 nas UCCI, obtendo a certificação em 2014 pela Join Comission International. Em 2013 iniciou-se a implementação do referencial Equass Assurence nas Respostas Sociais para Idosos, que obteve a primeira certificação em setembro de 2015. Em 2017 uniformizou-se o processo de certificação para RSPI e UCCI. Posters: Certificado Joint Comission Certificado Equass 2015 Certificado equass 2017 |
Este projeto decorre de uma candidatura aprovada pelo programa Portugal 2020 (ALT20-03 -2019-53), que tem por objetivo a implementação de medidas de melhoria de desempenho identificadas no certificado energético e no relatório de auditoria energética, com o intuito de aumentar a eficiência energética e a utilização de energias renováveis para autoconsumo na UCCI Conde Bracial. Pretende ainda o aumento da eficiência energética dos equipamentos e a diminuição da fatura energética.
Este projeto visa Modernizar o Sistema informático da instituição de modo a reforçar o Sistema de segurança e proteção de dados da instituição e Implementar um sistema virtual de comunicação dos utentes com os seus familiares. Em termos operacionais a implementação deste projeto originou a contratação de um técnico de informática, a aquisição de um servidor com maior capacidade de armazenamento da informação, aquisição de um Dry tek, que serve como única porta de entrada de informação, virtualização do servidor, e aquisição de tablets para vídeo chamadas dos utentes com os familiares.
O projeto consiste na candidatura e aprovação a formação financiada e gratuita para profissionais da SCMSC.
Foram formalizadas e aprovadas duas candidaturas para formação financiada:
Este programa pretende responder às necessidades formativas dos profissionais de saúde das Unidades de Cuidados Integrados da Santa casa da Misericórdia de Santiago do Cacém, de forma a melhorar a qualidade e a modernização dos serviços prestados aos utentes/clientes, sendo constituída por 8 cursos, abrangendo um total de 120 formandos.
Tem como objetivo dotar os participantes de conhecimentos teórico-práticos necessários para o desempenho das suas funções. Esta Medida abrange 290 colaboradores da Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém tendo um volume de 50 horas de formação por colaborador.
Este projeto propõe desenvolver um programa de desenvolvimento pessoal e profissional para os profissionais da categoria ajudantes de lar, de modo a aperfeiçoar as suas competências sociais (comportamentais, emocionais e de aprendizagem).
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