Cartão ABEM

Programa abem – Rede Solidária do Medicamento

A Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém é entidade parceira em cooperação com a Fundação da Caixa Agrícola da Costa Azul e a Dignitude na implementação do Programa ABEM.

O que é o Programa abem?

O Programa ABEM assenta numa parceria inovadora do sector social (Cáritas Portuguesa e Plataforma Saúde em Diálogo) com o setor da saúde (Associação Nacional das Farmácias e a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica. Tem por missão desenvolver programas solidários de grande impacto social, que melhorem a qualidade de vida e o bem-estar dos portugueses.

Destinatários:

Indivíduos beneficiários de prestações sociais, bem como pessoas que se encontram com uma situação inesperada de carência económica e não conseguem comprar os medicamentos que necessitam.

Financiamento:

É uma iniciativa apoiada pela Portugal Inovação Social, através de Fundos da União Europeia, de campanhas, eventos, donativos da sociedade civil, contribuições farmácias abem, contribuições de entidades referenciadoras e de donativos de entidades parceiras e contribuições de empresas.

Cartão abem:

A cada beneficiário é atribuído um cartão que lhe permite aceder aos medicamentos prescritos em qualquer farmácia do país aderente (identificada com o autocolante “Farmácia abem:”), permitindo a aquisição gratuita de medicamentos sujeitos a receita médica e comparticipados pelo Sistema Nacional de Saúde.

O que fazer para beneficiar deste programa?

Dirija-se à Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém para atendimento com a assistente social, de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 13h00 e das 14h às 17h00, para avaliação social da sua situação.

Aferidas as condições de elegibilidade, o processo é submetido em plataforma digital à dignitude para emissão do cartão Abem, que é facultado a cada utilizador para levantar a medicação na farmácia aderente.

Beneficiários apoiados na parceria com a SCMSC:

7 beneficiários, em que 50% do valor da medicação é assumido pelas Associação Dignitude e os outros 50% são financiados pela Fundação da Caixa Agrícola da Costa Azul.