Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas - PO APMC

Para dar cumprimento à sua missão, a Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém é parceira e mediadora na implementação do  programa PO APMC.


O que é o POAPMC?:  O Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas é um instrumento de combate à pobreza e à exclusão social em Portugal. Assenta numa lógica de intervenção, mediante apoio alimentar, assim como no desenvolvimento de medidas de acompanhamento, que capacitem as pessoas mais carenciadas a vários níveis, promovendo assim a sua inclusão.

Objetivos: Visa, com a sua atividade diminuir as situações de vulnerabilidade, que colocam em risco a integração das pessoas e dos agregados familiares mais frágeis, reforçando as respostas das políticas públicas existentes.

Financiamento: Segurança Social e Fundos da União Europeia.

Destinatários: indivíduos/ famílias que se encontrem em situação de carência económica, sinalizados pelo atendimento da Segurança Social, no âmbito da Ação Social e do Rendimento Social de Inserção.

Como aceder ao programa? Contactar a Segurança Social para fazer a avaliação e que caso reúna critérios, fará o encaminhamento para ir levantar o cabaz alimentar na Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém.

Beneficiários apoiados: 38 agregados familiares, num total de 68 beneficiários.

Alimentos fornecidos: alimentos secos (esparguete, arroz, bolacha Maria, cereais, tostas), congelados (carne, peixe, mistura de vegetais, espinafres, brócolos, feijão verde e cenoura),  enlatados (tomate, feijão, grão, sardinhas em óleo, cavalas e atum, ervilhas), refrigerados (creme vegetal, queijo), azeite, marmelada entre outros.

Ações de acompanhamento aos beneficiários:  Têm caracter pontual e pretendem capacitar para a Prevenção do Desperdício – desperdício alimentar, assim como a Otimização da gestão do Orçamento Familiar – dicas e estratégias de Poupança - dotar os beneficiários de conhecimentos e estratégias que promovam a sua inclusão social.