- Cuidados Continuados
- Média Duração e Reabilitação
- Longa Duração e Manutenção
- Serviços Cuidados Continuados
A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI), modelo organizacional criado pelos Ministérios do Trabalho e da Solidariedade Social e da Saúde, é formada por um conjunto de instituições públicas e privadas que prestam cuidados continuados de saúde e de apoio social. A RNCCI tem como objetivo a prestação de cuidados de saúde e de apoio social de forma continuada e integrada a pessoas que, independentemente da idade, se encontrem em situação de dependência. Os Cuidados Continuados Integrados estão centrados na recuperação global da pessoa, promovendo a sua autonomia e melhorando a sua funcionalidade, no âmbito da situação de dependência em que se encontra. A Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém integra a RNCC desde 2008, com a abertura da UCCI São João de Deus. Em 2011 surge a Unidade Conde Bracial nas Tipologias de Média Duração e Reabilitação e Longa Duração e Manutenção |
Unidade de Média Duração e Reabilitação, UMDR – (internamentos com duração entre 30 e 90 dias) Destina-se a pessoas que, na sequência de doença aguda ou reagudização de doença crónica, perderam a sua autonomia e funcionalidade, mas com potencial de reabilitação funcional e que necessitem de cuidados de saúde, apoio social, que pela sua frequência ou duração, não podem ser prestados no domicílio.
A UMDR assegura: • Reabilitação funcional; • Cuidados médicos diários; • Cuidados de enfermagem permanentes; • Cuidados de fisioterapia e de terapia ocupacional; • Prescrição e administração de medicamentos; • Apoio psicossocial; • Higiene, conforto e alimentação • Convívio e lazer. |
|
Unidade de Longa Duração e Manutenção, ULDM – (internamentos com mais de 90 dias) Dirige-se a utentes com doença ou processo crónico, com diferentes níveis de dependência e graus de complexidade, que não reúnam condições para serem cuidadas em casa ou noutro tipo de resposta. Presta apoio social e cuidados de saúde de manutenção que previnam e retardem o agravamento da situação de dependência, favorecendo o conforto e a qualidade de vida.
A ULDM assegura: • Reabilitação funcional de manutenção; • Atividades de manutenção e de estimulação; • Cuidados de enfermagem permanentes; • Cuidados médicos regulares; • Prescrição e administração de medicamentos; • Apoio psicossocial; • Controlo fisiátrico periódico; • Cuidados de fisioterapia e de terapia ocupacional; • Animação sociocultural; • Higiene, conforto e alimentação. • “Descanso do Cuidador”
|
A ULDM pode ter ainda internamentos para “Descanso do Cuidador” (máximo 90 dias por ano, que podem ser assegurados num único período ou em períodos interpolados). Para efeitos de acesso ao descanso do cuidador no âmbito da RNCCI, deverá ser efetuado contacto com qualquer profissional dos Cuidados de Saúde Primários - Agrupamento Centros Saúde (ACeS) ou Centro de Saúde, da área de residência. Mediante esta sinalização será elaborada uma proposta de referenciação que será enviada para validação da Equipa Coordenadora Local (ECL) da área de influência do ACeS. O doente e o cuidador devem estar envolvidos ao longo de todo este processo. |
O QUE É A REDE NACIONAL DE CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS (RNCCI)?
Tendo sido criada em 2006, pelo Decreto-Lei N.º 101/2006, de 6 de junho, a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados resulta de uma parceria entre o Ministério do Trabalho Solidariedade e Segurança Social e do Ministério da Saúde.
São objetivos da RNCCI a prestação de cuidados de saúde e de apoio social de forma continuada e integrada a pessoas que, independentemente da idade, se encontrem em situação de dependência. Os Cuidados Continuados Integrados estão centrados na recuperação global da pessoa, promovendo a sua autonomia e melhorando a sua funcionalidade, no âmbito da situação de dependência em que se encontra.
A criação dos cuidados continuados integrados de saúde mental (CCISM) permitiu que a RNCCI se estendesse a pessoas com problemas de saúde mental ao contemplar a existência de estruturas reabilitativas psicossociais, respondendo a situações com vários graus de incapacidade psicossocial e dependência decorrentes de doença mental grave.
QUEM TEM DIREITO AOS CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS?
São utentes dos cuidados continuados integrados, cidadãos nas seguintes situações:
- dependência funcional temporária;
- dependência funcional prolongada;
- idosos com critérios de fragilidade (dependência e doença);
- incapacidade grave, com forte impacto psicológico ou social;
- doença severa, em fase avançada ou terminal.
QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DA RNCCI?
De uma forma geral, o objetivo da RNCCI é prestar cuidados continuados integrados a pessoas que, independentemente da idade, se encontrem em situação de dependência.
Os objetivos específicos são:
- melhorar as condições de vida e de bem-estar das pessoas em situação de dependência, através da prestação de cuidados continuados de saúde e/ou de apoio social;
- promover a prestação de cuidados no domicílio às pessoas com perda de funcionalidade, sempre que este apoio domiciliário, garanta os cuidados terapêuticos e o apoio social necessários à provisão e manutenção do seu conforto e qualidade de vida;
- monitorizar todo o processo de internamento e ajustar os procedimentos à especificidade de cada doente;
- promover a qualidade e a eficácia da prestação de cuidados continuados de saúde e de apoio social;
- formar, qualificar e apoiar os familiares, ou prestadores informais, na prestação dos cuidados;
- garantir o correto funcionamento da RNCCI, articulando e coordenando com os diferentes níveis de atuação a resposta mais adequada às diferentes situações.
QUAIS AS TIPOLOGIAS DE CUIDADOS CONTINUADOS DA RNCCI?
A RNCCI de âmbito geral contempla as seguintes tipologias de resposta:
- Unidades de Convalescença;
- Unidades de Média Duração e Reabilitação;
- Unidades de Longa Duração e Manutenção;
- Equipas de Cuidados Continuados Integrados – Domiciliárias.
A RNCCI no âmbito da Saúde Mental contempla as seguintes tipologias de resposta:
- Residências de Treino de Autonomia;
- Residências de Treino de Autonomia – Tipo A (Infância e Adolescência);
- Unidades Sócio Ocupacionais;
- Unidades Sócio Ocupacionais – Tipo A (Infância e Adolescência);
- Residências de Apoio Máximo;
- Residências de Apoio Moderado;
- Equipas de Apoio Domiciliário.
Unidades de Internamento
Unidade de Convalescença - para internamentos até 30 dias
Dirigida a pessoas que já não necessitam de cuidados hospitalares, mas que devido a uma situação de doença súbita ou ao agravamento duma doença ou deficiência crónica, requeiram cuidados de saúde que, pela sua frequência, complexidade ou duração, não possam ser prestados no domicílio.
A Unidade de Convalescença assegura:
- cuidados médicos permanentes;
- cuidados de enfermagem permanentes;
- exames complementares de diagnóstico, laboratoriais e radiológicos;
- prescrição e administração de medicamentos;
- cuidados de fisioterapia;
- apoio psicológico e social;
- higiene, conforto e alimentação;
- convívio e lazer.