Serviço de Apoio Domiciliário (SAD)
O Serviço de Apoio Domiciliário iniciou a sua actividade no ano de 1987 e tem Acordo de Cooperação com o Centro Distrital de Segurança Social de Setúbal para 70 utentes/ clientes e destina-se à população residente na freguesia de Santiago do Cacém e Vila Nova de Santo André.
  1. INFORMAÇÕES
  2. INSCRIÇÃO
  3. SERVIÇOS
  4. REGULAMENTO
  5. DIREITOS
  6. PAGAMENTO
  7. HORÁRIO
  8. INSTALAÇÕES

 

 

 

Como Formalizar uma inscrição?

Deverá dirigir-se à diretora técnica do SAD e formalizar a inscrição em impresso próprio, apresentando os seguintes documentos:

- Bilhete de identidade ou cartão de cidadão do cliente e do seu representante legal, quando necessário;

- Nº de Identificação Fiscal;

- Nº de Identificação da Segurança Social;

- Nº do serviço nacional de saúde e/ou outro subsistema de saúde;

- Cópia do comprovativo de rendimentos do utente/cliente e do agregado familiar;

- Declaração Anual com valor da Pensão;

- IRS.

- Despesas médias mensais de medicação de uso continuado em caso de doença crónica (Recibos da farmácia ou declaração da farmácia do último mês)

- Despesas de renda de casa ou de prestação mensal devida pela aquisição de habitação própria (recibo do último mês)

Onde realizar a inscrição?

Na ERPI Santa Maria, com a Directora Técnica do SAD, de segunda a sexta-feira das 9h30m às 12h00m e das 14h00m às 17h00m.

Documentos:

Guia de Acolhimento SAD

 

 

 

 

 

Cuidados de Higiene e Imagem - Os cuidados de higiene e imagem do corpo, cabelos, unhas, barba, boca, dentição e próteses são assegurados pelas ajudantes familiares, sendo na medida do possível, incentivada a autonomia e preferências do utente/cliente na realização dos mesmos. São assegurados no máximo de quatro vezes ao dia, de acordo com avaliação da técnica /grau de dependência do utente

Alimentação - A alimentação é parte integrante das nossas atividades diárias, devendo ser respeitadas as orientações dadas pelos profissionais de saúde. O empratamento é realizado na cozinha do Conde Bracial, onde se encontra implementado o sistema de qualidade HACCP. Cada utente dispõe de duas marmitas facultadas pela instituição, devidamente identificadas e de uso individual. A distribuição da alimentação é assegurada pelas ajudantes familiares, sendo o transporte efetuado em viatura própria.

Tratamento de Roupas – O serviço é desenvolvido na lavandaria da Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém. As roupas de cada utente/cliente são devidamente identificadas com um código atribuído pela instituição de modo a evitar extravios. A recolha e distribuição da roupa é da responsabilidade das ajudantes familiares, sendo a mesma efetuada uma a duas vezes por semana ou em SOS. O tratamento inclui todo do tipo de roupas de utilização do utente/cliente (camisas, calças, lençóis, roupa interior, tapetes, mantas edredons, entre outros). O serviço de tratamento de roupa inclui lavagem e engomagem, conserto e distribuição.

Higiene Habitacional – Este serviço pode ser prestado uma a duas vezes por semana consoante a necessidade de higienização dos espaços, assegurado pelas ajudantes familiares. A higiene habitacional é apenas realizada aos espaços utilizados diariamente pelo utente/cliente, nomeadamente quarto, WC, cozinha, sala de estar e hall de entrada, onde é limpo o pó dos móveis, chão aspirado e lavado.

Diligências – Este serviço contempla o pagamento de faturas, aquisição de bens e géneros alimentícios, medição de glicemia capilar e administração de insulina.

Actividades ocupacionais e de desenvolvimento pessoal  – Os utentes afectos à resposta social de SAD podem usufruir do serviço de animação ao dispor da SCMSC, particularmente a participação em convívios e saídas ao exterior.

Serviços especializados de Saúde – médico, enfermagem e reabilitação – mediante avaliação técnica. O número de vezes/ a frequência do serviço encontra-se condicionado pela disponibilidade do serviço no momento.

Os serviços de alimentação, tratamento de roupa, higiene habitacional e diligências não são prestados isoladamente; no mínimo terão de ser contratados dois serviços.

Regulamento SM

 

 

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O pagamento das mensalidades deve ser feito até ao dia 8 de cada mês.

Para proceder ao pagamento da mensalidade ou outras despesas deve contactar os Serviços Administrativos.

Pode efectuar pagamentos em numerário, cheque, multibanco, transferência bancária ou débito directo.

Horário de Funcionamento: Das 09.00h às 12.30h e das 14h00 às 16.30h

 

Caso deseje efectuar o pagamento por Transferência Bancária, os IBAN são:

Banco: Caixa de Crédito Agrícola Mútuo

NIB: 0045.6320.40046346574.78

IBAN: PT50 0045.6320.40046346574.78

 

Solicitamos o envio, dos comprovativos das transferências 

efectuadas para os seguintes endereços de email:

Susana Martins – Email: susana.martins@scmsc.pt

Rita Chainho – Email: rita.chainho@scmsc.pt

Regina Félix – Email: regina.felix@scmsc.pt

 

Nota: Em caso de atrasos no pagamento superiores a 60 dias, a instituição contacta o utente/cliente ou o familiar/responsável para proceder à liquidação da dívida. Se no prazo de 30 dias o valor em dívida não for liquidado, ocorre renúncia do contrato, sem prejuízo da apresentação do processo em contencioso para cobrança.

O Serviço de Apoio Domiciliário

funciona diariamente, incluindo feriados e fins-de-semana das 08h00m às 21h00m.

 

O Serviço de Apoio Domiciliário está sedeado na Estrutura Residencial para Idosos Santa Maria, Estrada do Fidalgo, Quinta da Hortinha – Santiago do Cacém e as suas instalações são compostas por:

 
  • Gabinete Diretora  Técnica (o)/Assistente Social;

  • Gabinete multidisciplinar;

  • Instalações Sanitárias Comuns;

  • Refeitório dos colaboradores comum

  • Lavandaria;

  • Cozinha;

  • Áreas de Serviço de Apoio;

  • Central de Compras

  • Balneário.

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